Início » Centro » Portalegre » Marvão » Rail Bike de Marvão: a pedal na linha de comboio

Rail Bike de Marvão: a pedal na linha de comboio

2.5 min readPublished On: 17/09/2020Categories: CrónicaTags:
Estação ferroviária Marvão - Beirã

Estação de comboios de Marvão-Beirã

Todos temos as nossas manias! Eu tenho várias, entre elas o ciclismo e os comboios

Quando descobri que perto de Marvão existe um percurso numa linha férrea desativada, onde se pode andar numa espécie de kart a pedal… ficou muito evidente que mais cedo ou mais tarde iria lá experimentar. 

No alentejo, não faças desporto à hora de almoço!

Tentei marcar a experiência para as 14h (sou muito ingénua!). Felizmente, a organização simpaticamente recusou esse pedido. O    passeio acontece às 08h30 da manhã ou ao final do dia. Faz sentido! A viagem é em pleno Alto Alentejo, sem sombras… É altamente recomendado levar água para beber ao longo do passeio.

A actividade do Rail Bike parte da antiga estação de comboio de Beirã-Marvão e segue pelo Parque Natural da Serra de São Mamede ao longo de 15km (ida e volta). Ao longo do percurso, é possível desfrutar de uma bonita paisagem natural, mas também avistar as vilas de Marvão e Castelo de Vide. Porém, a beleza da paisagem não disfarça totalmente a exigência física. O percurso tem alguma inclinação e exige um bocadinho das pernas, mas é perfeitamente fazível até porque não há pressas. Estamos na natureza, longe de tudo, em silêncio… em perfeitas condições para desfrutar da experiência de percorrer a pedal uma linha de comboio.

veículos rail bike

Veículos do rail bike estacionados após a chegada

A pedal, para onde?

Existem dois percursos possíveis: o primeiro, de 15km, leva-nos até uma ponte de 30 metros de altura, construída na primeira metade do século XX e faz-se em cerca de duas horas; já o segundo tem 32km de extensão e liga a estação de Beirã-Marvão à de Castelo de Vide, com um piquenique incluído e uma duração prevista de quatro horas. 

De volta à estação de Beirã-Marvão, podemos descansar e recuperar o fôlegono Cais Coberto, um armazém adaptado a café e bar, com uma esplanada com vista para a linha férrea. Infelizmente, em tempos de Covid, o café não está a funcionar, mas a experiência do Rail Bike Marvão vale muito a pena.

Estão de comboios de Marvão-Beirã

Detalhe da estação ferroviária de Marvão-Beirã

Onde dormir:

A actividade do Rail Bike é bastante cedo, pelo que é aconselhável dormir na região na noite anterior. Eu fiquei alojada na Quinta da Saudade, em Castelo de Vide. Uma casa de campo muito acolhedora e a cerca de 10 minutos da estação de Beirã-Marvão. 

Outra hipótese é mergulhar a fundo na experiência ferroviária e ficar a dormir mesmo na estação, na Train Spot Guesthouse.

Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments