Livraria do Mondego: aqui não vendemos livros!
Ao circular pelo IP3, logo após Vila Nova (sentido Coimbra – Viseu), encontramos o monumento natural Livraria do Mondego. O nome deriva do facto de se assemelhar a uma série de lombadas de livros dispostas nas margens do rio.
Já visitei esta zona inúmeras vezes, mas sempre que lá passo faço uma paragem. Aproveito para ouvir o rio, respirar a natureza e observar este património que a evolução do planeta nos deixou.

As “lombadas” da Livraria do Mondego
Património Geológico
Este Geomonumento é constituído por altas assentadas de quartzíticos que se dispõem verticalmente. O seu formato sugere que tenha sido formado por movimentos de marés, que o esculpiram ao longo de 400 milhões de anos.
A sua estrutura é imponente mas, apesar de estar mesmo junto ao IP3, quando descemos para junto do rio, deparamo-nos com um cenário de paz que nos faz esquecer o trânsito que está ali mesmo atrás.
Nesta zona, a mítica estrada Nacional 2 estende-se paralela ao IP3. Vale muito a pena percorrê-la para desfrutar de uma experiência de viagem muito diferente da proporcionada pelo Itinerário Principal, conhecido infelizmente pelos muitos acidentes provocados pelo seu traçado irregular e por má conduta dos automobilistas.
Percurso interpretativo
Recentemente, foi construído um percurso interpretativo que permite percorrer cerca de 1km junto ao monumento e observar as espécies animais e vegetais que ali habitam. O percurso é extremamente fácil e está bem sinalizado. Podes encontrar aqui a versão digital de um folheto com alguma informação adicional.

A Livraria do Mondego vista da EN2
Acesso
Para aceder à Livraria do Mondego é necessário aceder ao IP3. Na zona de Penacova encontras a saída nº12 para Miro, Friúmes e Porto da Raiva. Nessa saída encontras também uma placa que indica o caminho para a Livraria do Mondego, que fica logo aí, a dois minutos de carro.