Início » Norte » Vila Real » Peso da Régua » Comboio histórico do Douro

Comboio histórico do Douro

2.4 min readPublished On: 27/06/2020Categories: CrónicaTags: ,

Tanto eu como o meu pai sempre fomos maus alunos a história. Acho que não percebíamos bem em que é que aquele conhecimento seria útil no dia-a-dia. Por vários motivos, nos últimos anos apaixonámo-nos por esta disciplina, e arrependemo-nos de não termos estado mais atentos nas aulas. Felizmente, hoje em dia o conhecimento está bastante mais acessível do que quando ambos estudávamos. Esta paixão recente traduz-se em muitas leituras, documentários, museus, conferências e, claro, viagens. Foi também essa a razão que nos levou a embarcar no comboio histórico do Douro, um percurso tradicional, recriado pela CP anualmente, de Junho a Outubro. E, claro, a minha paixão por comboios, que já confessei aqui.

comboio histórico do Douro

O comboio, na estação de Tua, pronto a partir para a viagem de regresso.

Durante estes meses, é possível viajar de Peso da Régua até à estação de Tua num comboio constituído por várias carruagens históricas reabilitadas puxadas por uma locomotiva a vapor. A visão do comboio ainda antes da partida transporta-nos para tempos mais antigos e a imagem é estranha para quem é desta época de Alfas Pendulares. Mas, mais ainda do que a visão do comboio por fora, são os detalhes do interior das carruagens que encantam. Os bancos são desconfortáveis, é certo, mas a ideia é recriar a antiga viagem ferroviária pelo Douro, tal e qual se fazia antigamente.

Interior da carruagem do comboio histórico do Douro

Detalhe do interior da nossa carruagem

As paisagens são de tirar o fôlego e só nos distraímos das janelas com os cantares típicos da região, interpretados ao vivo por um grupo que viaja a bordo. Faz-se um brinde com Porto, claro, e prova-se os rebuçados da Régua. Ainda dei uma perninha na música a acompanhar a voz principal.

Rio Douro e margens

Vista da janela do comboio numa das curvas do traçado ferroviário

À chegada à estação de Tua, há tempo para descansar enquanto o comboio se prepara para o regresso. Visita-se a estação e embarcamos de regresso para rever as incríveis paisagens do Douro e das suas margens, que nunca cansam.

A viagem no comboio histórico do Douro faz-se aos Sábados, de Junho a Outubro e também aos Domingos durante o mês de Setembro. O preço é de 42€ por adulto e 20€ por criança (entre os 4 e os 12 anos). Se optar por se deslocar de comboio até à Régua pode usufruir de um desconto de 25% nos comboios Alfa Pendular, Intercidades e Regional. tudo explicado no site da CP.

Exterior das carruagens do comboio histórico do Douro

Ligação entre duas carruagens

 

Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments